Resultados

Relatório Reflexivo

O trabalho foi pensado em atender as necessidades dos alunos no momento, buscando atingir as metas e objetivos traçados no início do ano. Com o ensino remoto houve a necessidade de propor atividades em que os alunos tivessem uma participação efetiva, com interação de modo que pudessem ser motivados a aprender e aprofundar seus conhecimentos, além da intenção pedagógica houve a preocupação com o bem estar emocional dos alunos devido ao distanciamento social.

Apreciar o gênero textual proposto, através de atividades que contribuem com a aprendizagem e provocar a interação dos alunos com a família foi um grande desafio.

Percebi que com o decorrer das atividades a interação e interesse pelo gênero foram sendo ampliados, já que no levantamento de conhecimentos pouco sabiam sobre o assunto, onde citaram cantigas e alguns poemas cantados de Vinicius de Moraes. Neste momento observei a necessidade do repertório, onde busquei além de textos, vídeos e podcasts, na ausência do livro físico.

Com a proposta do Sarau, a escolha do poema, a ansiedade em chegar o momento de receberem as orientações para gravar o vídeo com suas apresentações, nas aulas síncronas que antecederam esse momento era o que mais perguntavam se já era para gravar o vídeo, notei que a intenção de criar um momento de interesse e participação foi atingido. 

Nos áudios e vídeos dos alunos, nas produções de texto enviadas e especialmente na gravação vídeo com o texto escolhido por eles, percebi que os objetivos foram alcançados, a interação das famílias, tirando dúvidas, buscando ajuda, criando um ambiente especial para esse momento, teve muito significado.

A participação desses alunos em atividades que envolvem a leitura, oralidade e o uso de diferentes recursos para aprender e ensinar são e serão muito importantes neste e em outros momentos.


Resultados alcançados

A sala possui 27 alunos matriculados, dos quais apenas um não participa do grupo de “Whatsapp”, para este já foi feita a busca ativa e constatado que o aluno se encontra em outro município, porém não conseguimos contato com a família. Destes 27 apenas 2 retiram as orientações impressas na escola, além disso as atividades oferecidas a estes alunos são diferenciadas pensadas de forma a atendê-los tendo em vista as dificuldades e potencialidades destes, porém oriento e atendo-os também no grupo da sala.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, pude perceber uma grande adesão das famílias, principalmente em comparação com as outra turmas dos 3º anos como mostra o gráfico abaixo:


Como mostra o gráfico acima, a turma do 3º ano E, é a que teve o maior número de alunos engajados na realização das atividades propostas no ensino remoto, onde a salas são compostas, em média, 27 alunos por sala. Isso nos mostra a efetividade do todo trabalho realizado com o projeto em parceria com as famílias, a qual fez toda a diferença nesse trabalho.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Como surgiu o projeto Diante do cenário atual em que vivemos, atravessamos uma pandemia e tivemos que aderir ao ensino remoto, sem um prepa...