Relatório Reflexivo
O trabalho foi pensado em
atender as necessidades dos alunos no momento, buscando atingir as metas e
objetivos traçados no início do ano. Com o ensino remoto houve a necessidade de
propor atividades em que os alunos tivessem uma participação efetiva, com
interação de modo que pudessem ser motivados a aprender e aprofundar seus
conhecimentos, além da intenção pedagógica houve a preocupação com o bem estar
emocional dos alunos devido ao distanciamento social.
Apreciar o gênero textual
proposto, através de atividades que contribuem com a aprendizagem e provocar a
interação dos alunos com a família foi um grande desafio.
Percebi que com o decorrer das
atividades a interação e interesse pelo gênero foram sendo ampliados, já que no
levantamento de conhecimentos pouco sabiam sobre o assunto, onde citaram
cantigas e alguns poemas cantados de Vinicius de Moraes. Neste momento observei
a necessidade do repertório, onde busquei além de textos, vídeos e podcasts, na
ausência do livro físico.
Com a proposta do Sarau, a
escolha do poema, a ansiedade em chegar o momento de receberem as orientações
para gravar o vídeo com suas apresentações, nas aulas síncronas que antecederam
esse momento era o que mais perguntavam se já era para gravar o vídeo, notei
que a intenção de criar um momento de interesse e participação foi atingido.
Nos áudios e vídeos dos
alunos, nas produções de texto enviadas e especialmente na gravação vídeo com o
texto escolhido por eles, percebi que os objetivos foram alcançados, a
interação das famílias, tirando dúvidas, buscando ajuda, criando um ambiente
especial para esse momento, teve muito significado.
A participação desses alunos
em atividades que envolvem a leitura, oralidade e o uso de diferentes recursos
para aprender e ensinar são e serão muito importantes neste e em outros
momentos.
Resultados alcançados
A
sala possui 27 alunos matriculados, dos quais apenas um não participa do grupo
de “Whatsapp”, para este já foi feita a busca ativa e constatado que o aluno se
encontra em outro município, porém não conseguimos contato com a família.
Destes 27 apenas 2 retiram as orientações impressas na escola, além disso as
atividades oferecidas a estes alunos são diferenciadas pensadas de forma a atendê-los
tendo em vista as dificuldades e potencialidades destes, porém oriento e
atendo-os também no grupo da sala.
Durante
todo o desenvolvimento do projeto, pude perceber uma grande adesão das
famílias, principalmente em comparação com as outra turmas dos 3º anos como
mostra o gráfico abaixo:
Como
mostra o gráfico acima, a turma do 3º ano E, é a que teve o maior número de
alunos engajados na realização das atividades propostas no ensino remoto, onde a salas são compostas, em média, 27 alunos por sala. Isso
nos mostra a efetividade do todo trabalho realizado com o projeto em parceria
com as famílias, a qual fez toda a diferença nesse trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário