Projeto

Objetivo geral

A proposta é aperfeiçoar a leitura e oralidade dos alunos, levando em conta o período de distanciamento das atividades dentro do ambiente escolar, devido à pandemia. Através de práticas voltadas para o ensino remoto, com uso de diferentes recursos tecnológicos, envolver os alunos e propor novas e diferentes práticas de leitura. Proporcionando interação entre família e em meio ao convívio social limitado.

 

Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento da leitura.
  • Aperfeiçoar a oralidade.
  • Estimular o comportamento leitor e a comunicação oral.
  • Ampliar repertório, selecionando textos e livros.
  • Expressar sentimentos, ideias através dos poemas.
  • Ampliar o conhecimento ao gênero textual proposto, compartilhando experiências no ambiente familiar e com colegas através do uso de mídias.
  • Utilizar tecnologias digitais de maneira significativa para se comunicar e se expressar.
  • Acessar, produzir e reproduzir conteúdos estudados através de mídias digitais (áudios e vídeos).

Metodologia

O trabalho foi iniciado baseado nas expectativas de ensino e aprendizagens do material SESI, nas competências e habilidades propostas na BNCC, com duração de 10 semanas.

Iniciei com o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual, foram feitos questionamentos a certa do gosto pelo gênero e características.

Inicialmente desenvolvi atividades para que os alunos conhecessem melhor o gênero, suas principais características, para que ampliassem seu repertório de poemas e percebessem que através desse texto podemos expressar emoções, sentimentos, etc.

Foi disponibilizado aos alunos um podcast e vídeo no youtube para que pudessem se familiarizar com o texto.

Propus atividades voltadas à comparação e interpretação de poemas de autores conhecidos, onde foi enfatizado nome dos autores, título da obra e onde o poema foi publicado, nestas atividades também foi realizado um trabalho voltado para a reflexão sobre o sistema de escrita alfabético e ortografia. Disponibilizei vídeo do Youtube para auxiliar na ampliação de repertório dos alunos.

As atividades seguintes foram de comparação do poema com outro gênero textual, abordando o mesmo assunto de modo que os alunos pudessem perceber o posicionamento do autor em cada desfecho e a ampliação do vocabulário através de palavras usadas pelos autores.

Na interpretação do poema Cidadezinha de Mário Quintana, os alunos foram desafiados a perceber sentimentos transmitidos através do texto, onde localizaram e registraram as partes onde isso foi demonstrado pelo autor. As características da estrutura do gênero foram exploradas neste texto, disponibilizei aos alunos um esquema, fiz um vídeo explicativo falando sobre o assunto. Aos alunos de inclusão e que necessitam de atividades diferenciadas, foi oferecido outro texto com a mesma finalidade, porém explorado de outra forma, onde deveriam localizar pintar ou circular, partes do texto referente ao que foi solicitado. Para encerrar este momento outro vídeo foi disponibilizado aos alunos.

Na atividade seguinte foi proposta a leitura do texto A lua no cinema de Paulo Leminski, onde foi gravado um vídeo explicativo com os direcionamentos a respeito das questões relacionadas ao texto. Solicitei neste mesmo vídeo explicativo que os alunos fizessem a leitura de um texto Você sabia? que se encontra no livro didático, expliquei a eles as características do haicai e disponibilizei um vídeo com um texto desse gênero. Iniciamos a conversa sobre a escolha dos poemas para o sarau, através do vídeo explicativo falei sobre a proposta e como ela seria feita, já que estamos usando o ensino remoto. Nesta mesma data compartilhei no grupo da turma uma coletânea de textos selecionados por mim, já que os alunos não tem acesso a livros físicos. Alunos e responsáveis foram orientados a ler os textos, escolher um deles e passar o nome do poema escolhido para que não se repetisse. A partir das escolhas conversaria mais sobre o assunto com as crianças nas aulas síncronas. Em outro momento a atividade foi a leitura do poema de Fernando Pessoa, Havia um menino, onde os questionamentos foram relacionados a  forma como o autor se expressou e se referiu ao menino citado no texto, os alunos foram levados a refletir sobre esse assunto e deveriam localizar no texto estrofes que confirmassem suas respostas, por isso a necessidade de retomar o texto quantas vezes necessário. Para os alunos que necessitam de adaptação, foram usados os mesmos textos, fiz adequações nos questionamentos que deveriam ser registrados e propus um decalque do poema A porta de Vinicius de Moraes, com a intenção de provocar a reflexão sobre o sistema de escrita, para alguns alunos a atividade foi usado com banco de palavras.

Através do vídeo explicativo apresentei aos alunos o poema visual, foram feitos  apontamentos sobre a característica desse texto. As atividades propostas foram de leitura visual e escrita, deveriam comparar textos já estudados com esse que foi apresentado e registrar essas comparações e observações feitas através de questionamentos no livro. Aos alunos que fazem atividades adaptadas a proposta de atividade foi a mesma, apenas com uma breve descrição sobre os poemas visuais.  Neste momento foi desenvolvida uma atividade de ortografia, usando os textos anteriormente lidos, a atividade não foi adaptada aos alunos por ser possível de ser realizada por todos. Disponibilizei vídeos com poemas visuais para repertoriar os alunos e sugeri  leituras no livro Muitos textos, tantas palavras..., poemas de Sérgio Caparelli, páginas 22 e 23.

Para a atividade seguinte usei as ferramentas do site Wordwall, criei um texto lacunado com o poema de Elias José, A casa e os seu dono. Nesta atividade os alunos deveriam encontrar a rima com a palavra que completa o texto, para os alunos que fazem a atividade adaptada, foi feita impressa com as lacunas e com imagens. O resultado do jogo proposto foi disponibilizado no grupo da sala.  Iniciamos as conversas nas aulas síncronas sobre a leitura do poema escolhido, sobre a importância de conhecerem e fazerem a leitura do poema com frequência para se apropriar dele.

Após o trabalho sobre as características dos poemas, obras de autores conhecidos, diferentes maneiras de se expressão através deste gênero e reflexões sobre a escrita alfabética e sobre ortografia, propus uma atividade de decalque, onde os alunos deveriam criar novas rimas para um poema muito conhecido de Vinicius de Moraes, A foca. Nos vídeo explicativo, mostrei a atividade e como ela deveria ser feita, através de uma imagem com o texto original e depois com o texto com as lacunas que deveriam ser completadas com novas rimas. Ao propor esta atividade surgiu uma dificuldade relatada por uma mãe, onde gravei um novo vídeo sugerindo aos alunos que fizessem listas como costumamos fazer em sala de aula com este tipo de atividades, após a produção deste texto os alunos deveriam gravar um áudio declamando o novo poema, onde pude verificar se já estavam usando recursos como ritmo e tonalidade de voz para as leituras. Os textos foram colocados no padlet, com o link compartilhado com os pais para poderem apreciar o trabalho dos alunos. Essa proposta foi para todos os alunos da turma.

Na aula síncrona, conversei com os alunos sobre os autores, a importância de saber quem escreveu o texto que será lido por eles e sobre memorização, já que algumas crianças já haviam memorizado o texto para o sarau. Expliquei a eles que o texto poderia ser lido. Disponibilizei vídeos, sugeri que usassem a criatividade junto com a família para criar cenários, usar objetos, recursos sonoros e figurino.

Dando continuidade as produções de texto, a atividade proposta foi à elaboração de um poema visual, partindo de um poema que apresentei A centopeia de Maria Colasanti,  os alunos tiveram acesso a um vídeo que mostra um poema visual.

A atividade seguinte foi outro decalque de um texto de Elias José, onde após criarem novas rimas os alunos deveriam fazer gravar um áudio ou vídeo fazendo a leitura em voz alta. O poema visual e o declaque foram organizados num mural no padlet.

Gravei um vídeo explicativo, falando sobre a gravação do vídeo para o sarau, sugerindo ideias e disponibilizando materiais. Os vídeos foram gravados com a ajuda das famílias, para a aluna Valentina que tem Distúrbio de processamento auditivo, fiz chamadas de vídeo individuais, estudamos o texto juntas. Para a gravação do vídeo, gravei um pequeno tutorial para que a responsável usasse o app que ajudaria na gravação.  Os vídeos foram enviados no grupo da sala e no número privado, que foram organizados em um mural no padlet.

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